terça-feira, 15 de novembro de 2016

Modelos atômicos


Modelo atômico de Dálton.

O cientista inglês John Dálton, com base em inúmeras experiências, conseguiu provar cientificamente a ideia de átomo. Surgiu então a teoria atômica clássica da matéria. Segundo essa teoria, quando olhamos, por exemplo, para um grão de ferro, devemos imaginá-lo como sendo formado por um aglomerado de um número enorme de átomos de ferro.


Modelo Atômico de Thomson


O cientista Thomson propôs, em 1904, um novo modelo de átomo, formado por uma "pasta" positiva "recheada" por elétrons de carga negativa (por isso também chamado “pudim de passas”), o que garantia a carga elétrica neutra do modelo atômico. Com isso, começava-se a admitir a divisibilidade do á tomo e a reconhecer a natureza elétrica da matéria.







Modelo atômico de Thomson



O modelo atômico Rutherford


O cientista Rutherford fez uma experiência muito importante, que veio alterar e melhorar profundamente a visão do modelo atômico. A experiência dele foi o seguinte: um pedaço de metal que emitia partículas alfa (positivas) que atravessava um lâmina finíssima de ouro. Rutherford observou que a maioria das partículas alfa atravessa a lâmina de ouro como se fosse uma peneira; apenas algumas partículas desviavam ou até mesmo retrocediam.



Modelo da experiencia de Rutherford


Rutherford viu-se obrigado a admitir que a lâmina de ouro não era constituída por átomos maciços, como pensaram Dálton e Thomson.

Modelo atômico de Rutherford
Modelo Atômico Rutherford - Borh


O cientista Bohr ele reuniu algumas observações, experiências e teorias já existentes sobre os modelos atômicos, para aprimorar a explicação do modelo.

Bohr propôs o seguinte, enquanto o elétrons estiver girando na mesma órbita, ele não emite nem absorve energia, ao saltar de uma órbita para outra, o elétron emite ou absorve uma quantidade bem definida de energia, sendo assim, ao transitar de uma órbita mais externa para outra mais interna, o elétrons emite um quantum de energia, na forma de luz de cor bem definida ou outra radiação eletromagnéticas, como ultravioleta ou infravermelha.


Modelo atômico apresentado por Borh




Nenhum comentário:

Postar um comentário